sexta-feira, 25 de abril de 2008

CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO DE AEROMODELO III

Falamos do momento de cauda mas nada dissemos ainda sobre o momento de nariz que é a distância entre a asa e o nariz do avião medida na fuselagem. Teoricamente, quanto menor for o momento de nariz mais estável será a aeronave. Mas isso tem suas limitações porque com um nariz muito curto é quase impossível localizar corretamente o CG do aeromodelo a não ser com o emprego de muito chumbo, o que comprometeria o desempenho do aparelho. Aeromodelos de vôo-livre com motor a elástico têm um momento de nariz correspondente a aproximadamente 50% do momento de cauda; aeromodelos de vôo-livre motorizados tem momentos de nariz variando entre 5% a 10% do momento de cauda; aeromodelos VCC têm de 40% a 60% e os radiocontrolados entre 35% e 45%. Mede-se o momento de cauda entre os pontos intermediários das cordas da asa e do estabilizador e o momento de nariz entre o ponto intermediário da corda da asa e a extremidade máxima do nariz do aparelho. Na maioria dos aeromodelos, o momento de cauda é igual à metade da envergadura das asa, com exceção de alguns aparelhos de vôo-livre motorizados de competição. Muitos modelos VCC e radiocontrolados de acrobacia são "quadrados", isto é, têm comprimentos iguais ou quase iguais às suas envergaduras.

Os perfis dos estabilizadores podem ser chatos, simétricos ou plano-convexos para gerar sustentação. Os chatos são utilizados pela grande maioria dos aeromodelos, desde simples planadores lançados a mão (feitos de uma fina chapa de balsa) até complexos aparelhos radiocontrolados. Perfis simétricos são utilizados em estabilizadores cujas estruturas estão sujeitas a grandes esforços, como em aeromodelos radiocontrolados de acrobacia. Estabilizadores chatos ou simétricos não têm nenhum compromisso em ajudar na sustentação da aeronave e por isso não são utilizados em modelos de vôo-livre principalmente aqueles com asas montadas sobre pilones. Estabilizadores auto-sustentáveis, com perfis plano-convexo, são uma necessidade em projetos de aeromodelos cujas asas estejam montadas muito altas sobre a fuselagem ou em qualquer outro em que o CG esteja localizado a mais de 50% da corda a partir do bordo-de-ataque. Estabilizadores auto-sustentáveis também são necessários em modelos com motor a elástico de alto-desempenho (como os da modalidade "Wakefield") devido à grande potência do motor a elástico no início do vôo (situação muito parecida com aquela dos modelos de vôo-livre com motor a explosão) e da localização bem para trás do CG. O próprio peso do volumoso elástico dentro da fuselagem força uma transferência de parte da responsabilidade da sustentação do aeromodelo para o estabilizador.

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